Produzir unhas saudáveis é uma tarefa complexa, caso falte algum nutriente, a matriz ungueal, responsável pelo crescimento, compromete esta delicada parte do corpo.
O diagnóstico por meio das unha és tao eficiente que muitos médicos pedem para ver as mãos dos pacientes durante o exame clinico.
Qualquer alteração nas unhas deve ser observada com rigor. Sinalizam desde falta de nutrientes até problemas mais sérios. Segundo os especialistas, as unhas convexas e sem brilho são típicas de portadores de doença cardíaca ou pulmonar crônica. E as côncavas, especial-mente em crianças, podem indicar um pocível déficit de ferro.
MANCHAS BRANCAS: anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites de contato (alergias de esmaltes, sabão em pó e detergentes), psoríase, micoses, intoxicação por metais pezados, insuficiência renal.
AMARELADAS: comuns em fumantes, uso cronico de antibióticos, excesso de beta caroteno ( encontrado em cenoura, beterraba , mamão)diabetes, micoses e males do figado.
ARROXEADAS: micoses, tumores, uso de remédios coagulantes, males cardíacos, lúpus eritematoso.
ESVERDEADAS OU COM INXASOS, VERMELHIDÃO E DORES QUE SE EXTÉNDE AO REDOR DOS DEDOS:
Infecções bacterianas e micoses.METADE BRANCA, METADE AVERMELHADA: Problemas renais.
FAIXAS NEGRAS: disfunções hormonais, micoses, tumores na matriz unguinal, melanoma de pele.
FRACAS, SECAS, QUEBRADIÇAS,com tendencia a descamação: falta de calcio, além de zinco e vitaminas A,B e E. Também pode ser indicação de anemia e de hipo tireoidismo.
CUIDE DE SUAS MÃOS E TENHA UMA VIDA SAUDÁVEL!!!FASSA ESSE CARINHO A VOCÊ MESMA, NÃO ESPERE POR NINGUÉM PARA AMALA . ÁMESE PRIMEIRO!!!!!CUIDE- SE!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário